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Centro de Custos



Centro de custos são unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio.

Lista de Centro de Custos

Na Lista de Centro de Custos, é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais clique aqui.

Para cadastrar um novo Centro de Custos, clique em (Novo).

Informações do Centro de Custos

Informe o Código e a Descrição que identifique o centro de custos a ser cadastrado.

O Código Subdivisão, permite agrupar os Centros de Custos em subdivisões, para customização de relatórios totalizados por subdivisões, gerando informações sintéticas.

Através da opção Permitir o cadastro de colaboradores, é possível indicar se no momento da Admissão/ Movimentação do colaborador, este poderá ser associado ao centro de custos cadastrado. Caso contrário, não será possível vincular colaboradores a esse centro de custos.

Por padrão o status de um novo Centro de Custos, estará como Ativo, sendo que se necessário, é possível inativar Centro de Custos, para isso clique sobre o botão .

Atenção

Ao inativar o Centro de Custos, será mantida as associações já realizadas, porém esse não será disponibilizado para realizar novas associações em Contratações/Movimentações e na Requisição de Pessoas/Processo de Seleção  do módulo Gen.te Integra.

Caso haja a necessidade de informar algum dado não disponibilizado no cadastro do Centro de Custos, utilize a funcionalidade Informações Adicionais.

Ao cadastrar um centro de custos na Empresa logada, automaticamente este centro de custos será compartilhado com as demais participantes do Grupo de Compartilhamento da empresa logada,  e se alguma empresa porventura não fizer parte do grupo de compartilhamento, o cadastro do centro de custos também poderá ser replicado para ela, através da seção de Habilitações.

Atenção

Esta seção estará disponível quando, na guia Gerais da funcionalidade Configurações gerais, na seção Configuração de exceção de habilitação por empresa, estiver selecionada a opção Permitir exceção de habilitação por empresa  e o conceito Centro de Custos.

As Habilitações, podem ser realizadas tanto por Empresa quanto por Conceito.

Na habilitação por Empresa serão apresentadas todas as empresas cadastradas na suíte Gen.te, porém, as que são de um mesmo Grupo de Compartilhamento serão apresentadas já selecionadas, sendo assim, as que não possuírem marcação, poderão ser habilitadas a qualquer momento, basta selecionar a empresa desejada. Veja exemplo abaixo:

Já na habilitação por Conceito, além de selecionar a empresa, também é possível informar para qual Estabelecimento e/ou Unidade Organizacional o cadastro do centro de custos estará disponível.

Atenção

A seção de Habilitação por Conceito somente estará disponível quando, o conceito Centro de Custos estiver selecionado na guia Habilitação entre Conceitos da funcionalidade Configurações gerais.

A habilitação por conceitos serve como um filtro, ou seja, vincula-se o centro de custo a um Estabelecimento e/ou Unidade Organizacional. Ao realizar uma Contratação, será disponibilizada para seleção, os centros de custos que estão vinculados ao Estabelecimento e/ou Unidade Organizacional do colaborador.

Para habilitar um centro de custo, primeiro selecione a(s) Empresa(s) desejada(s), posteriormente selecione a guia  do conceito (Estabelecimento/Unidade Organizacional) e marque-os de acordo com a necessidade. Veja abaixo:

É possível Importar/Exportar dados das ocorrências. Para isso, clique sobre os botões (Importar) / (Exportar) respectivamente.

É possível realizar a exclusão coletiva de informações, através da importação de um arquivo em formato .TXT na opção (Exclusão Coletiva). Esta opção é utilizada nos casos de inclusões de informações indevidas que precisam ser estornadas, principalmente nos momentos de implantação do sistema.

Para gravar o cadastro do Centro de Custos, clique sobre o botão  (Salvar), ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o botão  (Salvar e Novo).

Para cancelar o cadastro do Centro de Custos, clique sobre o botão (Cancelar).

É possível reaproveitar os dados do cadastro do Centro de Custos, para facilitar a criação de um novo semelhante. Para isso, clique sobre o botão  (Duplicar).

Para excluir o Centro de Custos, clique sobre o botão  (Excluir).

Atenção

Não é possível excluir um Centro de Custos que esteja associado a algum Colaborador.

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