Como realizar a configuração para ficha cadastral do autoatendimento?

A Ficha Cadastral do Autoatendimento surgiu para agilizar o processo de atualização dos dados do colaborador no sistema, juntamente com o departamento de RH. Todas as informações relacionadas aos colaboradores estarão centralizadas na Ficha Cadastral do autoatendimento, permitindo assim, que os próprios colaboradores atualizem seus dados diretamente na ficha, mediante configurações.

Neste tutorial, iremos orientar como podem ser feitas as configurações da ficha cadastral do autoatendimento.


Premissas

Antes de iniciar as configurações é necessário verificar se os colaboradores possuem permissões de acesso às funcionalidades a seguir:


Cadastro do Grupo de Colaboradores


Acesse a funcionalidade Grupo de Colaboradores (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Acesso e Segurança > Grupo de Colaboradores ) e clique em Novo para dar início a uma nova configuração.

O campo Código por se tratar de uma nova configuração, será preenchido de forma automática, impossibilitando que dessa forma tenha códigos repetidos cadastrados na funcionalidade.

Em defina um nome para a configuração no campo Descrição que identifique o Grupo de Colaboradores à ser cadastrado.

Atenção

Caso exista Grupos de Colaboradores já cadastrados, o sistema permite que esses grupos sejam utilizados neste processo.

Através da Seleção de Colaboradores em , selecione os colaboradores que participarão do grupo.

Em estabeleça os filtros desejados através dos Conceitos disponíveis no menu posicionado ao lado esquerdo da tela.

Estarão disponíveis os Conceitos referentes à:

Após identificar a partir de qual(is) conceito(s) irá realizar o filtro, marque os itens desejados.

Clique sobre o botão (Salvar) para gravar o cadastro do Grupo de Colaboradores, ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro, clique sobre o botão (Salvar e Novo).

Para cancelar o cadastro do Grupo de Colaboradores clique sobre o botão (Cancelar).

Cadastro do Perfil de Dados do Colaborador


Acesse a funcionalidade Perfil de Dados do Colaborador (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Central do Colaborador > Perfil de Dados do Colaborador ) e clique em Novo para dar início a uma nova configuração.

O campo Código por se tratar de uma nova configuração, será preenchido de forma automática, impossibilitando que dessa forma tenha códigos repetidos cadastrados na funcionalidade.

Em defina um nome para a configuração no campo Descrição que identifique o Perfil dos Dados do Colaborador à ser cadastrado.

Selecione através do Tipo de Perfil, em o Perfil de Autoatendimento.

Em estabeleça através das seções: Sumário, Pessoais, Contratuais, Perfil Profissional, Treinamento, Dependentes, Pensionistas, Informação Adicional, Avaliação de Competências e Feedback quais itens serão Visíveis, Editáveis e Obrigatórios e terão um Valor Padrão quando pertinente.

Exemplo

No Portal do Autoatendimento a tela será apresentada dessa forma, conforme a parametrização:

Atenção

As seções Treinamento, Avaliação de Competências e Feedback estarão disponíveis para configuração de visibilidade somente para usuário que possuem os módulos Gen.te Aprende - Treinamento, Gen.te Desenvolve - Competências e PDI e Feedback Gen.te - Feedback respectivamente.

Clique sobre o botão (Salvar) para gravar o cadastro do Perfil de Dados do Colaborador, ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro, clique sobre o botão (Salvar e Novo).

Para cancelar o cadastro do Perfil de Dados do Colaborador clique sobre o botão (Cancelar).

Cadastro do Termo de Aceite da Ficha Cadastral


Acesse a funcionalidade Termo de Aceite (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Autoatendimento > Termo de Aceite ) e clique em Novo para dar início a uma nova configuração.

O campo Código por se tratar de uma nova configuração, será preenchido de forma automática, impossibilitando que dessa forma tenha códigos repetidos cadastrados na funcionalidade.

Em defina um nome para a configuração no campo Descrição que identifique o Termo de Aceite à ser cadastrado.

Marque como Sim o campo Habilitar termo de aceite em para que seja visualizado no Portal de Autoatendimento.

Através do campo Mensagem em descreva o texto do Termo de Aceite que será apresentado no Portal de Autoatendimento.

Clique sobre o botão (Salvar) para gravar o cadastro do Termo de Aceite, ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro, clique sobre o botão (Salvar e Novo).

Para cancelar o cadastro do Termo de Aceite clique sobre o botão (Cancelar).

Cadastro da Configuração da Ficha Cadastral - Profile


Premissa

Para uso da funcionalidade Ficha Cadastral - Profile no portal de autoatendimento, faz-se necessário a atualização para o Novo Portal de Autoatendimento parametrizado através das seguintes funcionalidades:

Verifique também o processo para a atualização do Novo Portal de Autoatendimento acessando o tutorial Como realizar a configuração para o novo portal de autoatendimento?.

Cadastrar Configuração da Ficha Cadastral - Profile


Acesse a funcionalidade Ficha Cadastral - Profile (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Autoatendimento > Ficha Cadastral - Profile) e clique em Novo para dar início a uma nova configuração.

Defina um nome para a configuração no campo Descrição que identifique a Ficha Cadastral à ser cadastrada.

Selecione a opção que deseja realizar a configuração, podendo ser: Sumário, Colaborador, Dependente e Pensionista.

Sumário

Através dessa guia é possível configurar itens que terão as informações especificadas no Portal do Autoatendimento ao acessar o Profile. Os itens disponíveis são:

  • Resumo profissional - Gen.te Recebe - Folha de Pagamento

  • Formações e Cursos - Gen.te Recebe - Folha de Pagamento

  • Histórico de metas - Gen.te Supera - Metas

  • Acompanhamento do PDI - Gen.te Desenvolve - Competências e PDI

  • Calibragem - Gen.te Cresce - Calibragem

  • Histórico de avaliações de competências - Gente Desenvolve - Competências e PDI

  • Sucessão - Gen.te Evolui - Sucessão

  • Treinamentos - Gen.te Aprende - Treinamento

  • Trilhas - Gen.te Aprende - Treinamento

  • Histórico de Participações em Vagas - Gen.te Atrai - Recrutamento e Seleção

Atenção

Antes de realizar a configuração dos itens do Sumário, é importante ressaltar que esses itens serão exibidos na tela de acordo com o módulo que cada cliente possui, ou seja, caso o cliente não possua algum módulo citado acima, a opção relacionada aquele módulo não será exibida para seleção.

Em marque como Sim a(s) opção(ões) desejada(s).

Exemplo

Após realizar a configuração do Sumário na funcionalidade Ficha Cadastral - Profile da Suíte Gen.te, acesse a Ficha Cadastral - Profile através do novo Portal do Autoatendimento. O acesso pode ser de duas formas: Menu ou Acesso Rápido.

Para saber mais sobre como configurar o novo Portal do autoatendimento utilize o tutorial Como realizar a configuração para o novo portal do autoatendimento?.

Para esse exemplo o acesso será através do Menu, conforme imagem abaixo:

Após clicar em Ficha Cadastral - Profile, serão apresentadas as seguintes informações na guia Sumário:

Caso não tenha nenhum dado cadastro, a tela será apresentada dessa forma:

Colaborador

Através desta guia é possível realizar o vínculo de uma configuração do perfil de dados do colaborador cadastrado para o tipo de Perfil de Autoatendimento. Para isso, siga os passos abaixo:

Informe no campo Perfil de dados do colaborador em a opção Ficha Cadastral.

Em descreva no campo Orientações ao usuário mensagem de orientação para uma das guias da Ficha Cadastral do autoatendimento: Pessoais, Documentos, Contratuais, Anexos e Profissional.

Dependente

Através desta guia é possível realizar o vínculo de uma configuração do perfil de dados do dependente cadastrado para o tipo de Perfil de Autoatendimento. Para isso, siga os passos abaixo:

Para Permitir adicionar dependentes em marque a opção como Sim.

Descreva no campo Orientações ao usuário em uma mensagem orientando o colaborador no preenchimento dos dados da Ficha Cadastral do autoatendimento.

Pensionista

Descreva no campo Orientações ao usuário em uma mensagem orientando o colaborador no preenchimento dos dados da Ficha Cadastral do autoatendimento.

Marque a opção Exibir termo de aceite como Sim para que seja habilitado o campo Termo de Aceite.

Informe no campo Termo de Aceite o termo já cadastrado, caso queira cadastrar um novo termo clique sobre o botão (Novo), após clicar o botão será redirecionado à funcionalidade Termo de Aceite para realização do novo cadastro.

Clique sobre o botão (Salvar) para gravar o cadastro da Ficha Cadastral, ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro, clique sobre o botão (Salvar e Novo).

Para excluir a Ficha Cadastral, clique sobre o botão  (Excluir).

É possível reaproveitar os dados do cadastro da Ficha Cadastral para facilitar a criação de um novo semelhante, para isso, clique sobre o botão   (Duplicar).

Para cancelar o cadastro da Ficha Cadastral clique sobre o botão (Cancelar).

Parametrização da Atribuição de Configuração da Ficha Cadastral


Acesse a funcionalidade Atribuição da Configuração da Ficha Cadastral (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Autoatendimento > Atribuição da Configuração da Ficha Cadastral ) e clique em Novo para dar início a uma nova parametrização.

Em informe o Conceito - Ficha Cadastral.

Na Lista de atribuições de configurações são apresentadas as configurações já cadastradas no sistema.

Para incluir uma nova atribuição, em clique sobre o botão (Adicionar).

Em serão disponibilizados os grupos de colaboradores e as configurações que foram previamente cadastradas, selecione portanto, o Grupo de Colaboradores desejado e a Configuração na qual este grupo será associado, em seguida confirme.

Clique sobre o botão (Salvar) para gravar a atribuição.

Para cancelar o cadastro da atribuição clique sobre o botão (Cancelar).

Considerações Finais

Neste tutorial, ensinamos a você como configurar a Ficha Cadastral do Autoatendimento que será utilizada dentro do Portal de AutoAtendimento. A partir de agora a ficha estará disponível a todos os colaboradores, onde os próprios colaboradores terão acesso a todas as informações referentes aos dados Pessoais, Contratuais e Profissionais.

Após estabelecer as configurações, será necessário seguir as seguintes orientações:

Atenção

A LG lugar de gente, recomenda que seja feita a migração para a Ficha Cadastral do Autoatendimento o quanto antes, pois à partir da versão 2020.4, as novas soluções serão realizadas diretamente na Ficha do autoatendimento.