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Perfis de Movimentação

Uma movimentação ocorre sempre que há alterações contratuais/cadastrais do colaborador.

Através dos fluxos parametrizáveis é possível que a movimentação dos colaboradores seja realizada de uma forma mais ágil, através do Portal de Autoatendimento.

A movimentação via Portal de Autoatendimento é composta por três tipos de processo, sendo:

Buscar Colaborador

O processo Buscar colaborador é utilizado para autorizar o início de um processo de movimentação de um colaborador de outra gestão o qual o solicitante não possui visibilidade de suas informações através do processo Movimentar colaborador.

Através da figura abaixo entenda o processo:

O solicitante inicia o processo informando um alvo que não faz parte de sua hierarquia ou visibilidade.

O processo passará pelas aprovações conforme a configuração de movimentação do tipo: Buscar colaborador, obtida para o solicitante.

É iniciado um processo de movimentação automaticamente que ficará pendente na lista de tarefas do mesmo solicitante do processo Buscar colaborador.

Ceder Colaborador

O processo Ceder colaborador é utilizado para autorizar o início de um processo de movimentação de um colaborador para outra gestão que não possui visibilidade sobre o colaborador através do processo Movimentar colaborador.

Através da figura abaixo entenda o processo:

O solicitante inicia o processo informando um alvo de sua hierarquia ou de sua visibilidade.

O processo passa pelas aprovações conforme configuração de movimentação do tipo: Ceder colaborador, obtida para o solicitante.

É iniciado um processo de movimentação automaticamente que ficará pendente na lista de tarefas do gestor futuro informado no processo, o gestor futuro será o responsável por preencher os dados da movimentação do colaborador, neste caso as regras aplicadas ao processo da movimentação em si, serão obtidas conforme o gestor futuro.

Movimentar Colaborador

O processo Movimentar colaborador irá criar a inclusão de uma movimentação na funcionalidade Movimentação do Gen.te Recebe Folha de Pagamento através do Portal de autoatendimento.

Através da figura abaixo entenda o processo:

O processo de Movimentar colaborador poderá ser iniciado automaticamente se optado por configurar os processos: Buscar e Ceder colaborador.

Ao optar por configurar o processo Buscar colaborador, somente após as aprovações necessárias para este tipo, é iniciado o processo de movimentação em si, onde os dados da movimentação serão informados pelo solicitante.

Ao optar por utilizar o processo Ceder colaborador, somente após as aprovações necessárias para este tipo que é iniciado o processo de movimentação, onde os dados da movimentação serão informados pelo gestor futuro. Neste caso, as regras do processo Ceder colaborador serão obtidas conforme o solicitante do processo. Porém as regras da movimentação serão obtidas conforme o gestor futuro que será informado no formulário do processo Ceder.

O conceito de alteração de gestão, sempre dependerá de quem é o solicitante do processo, exemplos:

  • Diretor movimentando um colaborador entre gerências, embora seja uma movimentação que envolve a alteração do gestor do colaborador, o diretor poderá acessar diretamente o processo Movimentar colaborador no Portal de autoatendimento, selecionar o colaborador e já informar seus dados futuros, não sendo necessário utilizar os processos Buscar ou Ceder, pois o diretor possui visibilidade tanto sobre o colaborador como também sobre os dados futuros da movimentação (Posição, Unidade organizacional, etc).

  • Gerente deseja obter um colaborador de outra gerência, ou liberar um de seus colaboradores para outra gerência, ele deverá acessar os processos Buscar ou Ceder para que seja realizada a movimentação.

Para que os processos sejam disponibilizados é necessário realizar algumas configurações, são elas:

  1. Acesse a guia Movimentação da funcionalidade Configurações Gerais. Nela defina como será a gravação da movimentação no Gen.te Folha de Pagamento.

  2. Através desta funcionalidade crie perfis para determinar as opções que estarão disponíveis para que o usuário possa fazer a solicitação da movimentação. Poderão ser cadastrados vários perfis que serão disponibilizados no Portal de Autoatendimento através do campo Tipo de movimentação.

  3. Acesse a funcionalidade Movimentação para determinar por quem a solicitação pode ser realizada e os tipos de movimentações (perfis) que serão exibidos ao usuário.

  4. Por fim, acesse a funcionalidade Atribuições de Configurações para vincular um Grupo de Colaboradores a um processo de Movimentação.

Lista de Configurações de Perfis de Movimentação

Ao abrir essa funcionalidade, é apresentada uma relação das Configurações de Perfis de Movimentação já cadastradas:

Nessa lista é possível:

  • Agrupar por Código, Descrição ou Status. Para isso, arraste a coluna para o local indicado.

  • Alterar a ordem de apresentação das colunas. Para isso, arraste-as como desejar.
  • Reordenar de forma crescente ou decrescente. Para isso, clique sobre a coluna desejada.

Para realizar o filtro, clique em

Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.

Para consultar e/ou editar uma configuração, selecione-a através da Lista de Configurações ou informe a Descrição que a identifique.

Informações de Perfil de Movimentação Autoatendimento

Para cadastrar uma nova configuração, clique em (Novo).

Informe o Código e a Descrição do Perfil da configuração. Caso o código não seja informado, será gerado automaticamente pelo sistema.

Por padrão o status de um novo cadastro estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que ocorrerem alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.

Exemplo

Ao alterar algum dado da configuração e informar uma nova Data, inicia-se uma nova vigência encerrando a anterior.

Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da configuração desde a sua criação.

No campo Motivo de movimentação folha, informe o motivo que será gravado na funcionalidade Movimentação.

O Tipo de movimentação autoatendimento representa o Tipo de movimentação a ser selecionado no Portal de Autoatendimento pelo solicitante do processo. Insira portanto, uma descrição que melhor defina o perfil de movimentação neste campo.

Exemplo

Marque a opção Disponível para movimentação iniciada via 'Buscar colaborador' ou 'Ceder colaborador'? para que a configuração esteja disponível para o usuário em uma movimentação que seja iniciada pelos processos Buscar ou Ceder colaborador.

Para prosseguirmos com o cadastro acesse as guias:

Solicitação

Etapas

Políticas de movimentações

E-mails

Push

Relatório

Para salvar a configuração, clique sobre o botão (Salvar), ou caso deseje gravar o cadastro e iniciar um novo automaticamente, clique no botão (Salvar e Novo).

Para excluir uma configuração, clique no botão .

É possível reaproveitar os dados de uma configuração já cadastrada, para facilitar a criação de uma nova. Para isso, clique sobre o botão (Duplicar).

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