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Guia Solicitação

Nesta guia configure as opções que serão apresentadas no Portal de Autoatendimento para o solicitante da movimentação.

Formulário de solicitação

Na seção Formulário de solicitação, clique no botão , e descreva as orientações que julgar necessárias para serem apresentadas ao usuário do processo, quando este for realizar a solicitação.
É possível também através do campo Links para arquivos selecionar links para arquivos e dessa maneira possibilitar que o mesmo seja baixado pelo usuário do processo, em seguida para concluir, clique em .

Atenção

Os arquivos mostrados para a seleção no campo Links para arquivos, são aqueles cadastrados através da funcionalidade Cadastro de Links.

Informe qual será o formato da Data da movimentação no Portal de Autoatendimento, podendo ser: Data/Mês/Ano ou Mês/Ano.

Regras

Na seção Regras, defina quais serão os conceitos que serão disponibilizados no formulário de movimentação do Portal de Autoatendimento, marcando a opção , nas colunas Visível, Permite alterar e Obrigatório alterar. Veja:

Nesta seção os conceitos são agrupados por:

  • Alocação - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação os seguintes conceitos: Empresa, Posição, Estabelecimento, Lotação Tributária, Unidade Organizacional, Centro de Custos, Órgão Responsável, Natureza profissional, Sindicato, Sindicato profissional liberal, Agente nocivo e Modalidade Contratual.

    Para o conceito Empresa será disponibilizado apenas a opção Visível.

    Para os conceitos: Estabelecimento, Unidade organizacional, Centro de Custos, Órgão Responsável e Natureza profissional é necessário definir como o campo será listado no formulário de movimentação. Para isso, clique no ícone . Será disponibilizada a tela Configurações específicas, nela defina o Domínio de valores, podendo ser: Todos ou Conforme visibilidade autoatendimento. Posteriormente clique em .

    Quando o conceito for Unidade Organizacional será disponibilizado o domínio: Conforme visibilidade hierárquica.

    Atenção

    A configuração de Posição só será aplicada para empresas que possui este conceito.

    Estas informações serão disponibilizadas da seguinte maneira no portal de autoatendimento:

    Exemplo

  • Cargo efetivo - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação os seguintes conceitos: Cargo efetivo, Tabela salarial, Faixa Salarial, Nível salarial, Salário e Posição no ponto de enquadramento.

    Atenção

    Quando indicado que Permite alterar o Cargo efetivo, as colunas Visível e Permite alterar das opções Tabela salarial, Faixa salarial e Nível salarial serão marcadas automaticamente.

    Esta informação será disponibilizada no portal da seguinte maneira:

    Exemplo

  • Informações de Posição - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação os seguintes conceitos: Tipo, Motivo, Descrição, Quantidade de vagas, Nível hierárquico, Área de atuação, Composição única, Posição chave, Congelar posição, Descrição resumida, Descrição detalhada, Grau de Instrução, Experiência necessária, Competências e Idiomas.

    A opção Obter do Cargo? estará disponível para os campos: Idiomas, Competências, Experiência Necessária, Grau de Instrução, Descrição Detalhada e Descrição Resumida.

  • Informação adicional da posição - é possível caracterizar as informações para serem Visíveis e Editáveis. As informações que aqui são apresentadas, são previamente incluídas na funcionalidade Informação Adicional do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento.

    Esta informação será disponibilizada no portal da seguinte maneira:

    Exemplo

  • Escala e Ponto - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação os seguintes conceitos: Escala, Colaborador contratado sob regime de tempo parcial, Marca ponto e Tipo de ponto.

    Esta informação será disponibilizada no portal da seguinte maneira:

    Exemplo

  • Dados bancários - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação os seguintes conceitos: Forma de pagamento, Banco, Agência, Tipo da conta, Conta e Dígito verificador da conta.

    Esta informação será disponibilizada no portal da seguinte maneira:

    Exemplo

  • Informação Adicional - é possível caracterizar as informações para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórias. As informações que aqui são apresentadas, são previamentes incluídas na funcionalidade Informação Adicional do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento.

  • Salário Variável - será possível disponibilizar no formulário de solicitação de movimentação o conceito Descrição que permitirá de acordo com a configuração, alterar simultâneamente a descrição do salário variável do colaborador no momento do processo de movimentação de cargos.

Salário

Na seção Salário, informe se no formulário de solicitação poderá:

  • Permitir visualizar as faixas de salário? - ao marcar esta opção será permitido, na movimentação de salário, a consulta dos valores definidos na tabela, de acordo com a faixa selecionada, caso o cargo do colaborador utilize tabela salarial.

  • Exibir componentes do salário? - ao marcar esta opção, será disponibilizada a opção Exibir posição atual no ponto de enquadramento do cargo efetivo considerando salário composto?

Validações

Na seção Validações, informe se no formulário de solicitação poderá:

  • Na seção Validaçõesmarque a opção Permitir exceção à data de corte para que o sistema desconsidere a Data de corte informada na funcionalidade Configurações Gerais guia Movimentação.

  • Comparar salário com piso do sindicato? - marque essa opção como Sim, para que seja possível realizar a comparação do salário com o piso do sindicato, esse processo será aplicado nos seguintes cenários: Reajuste salarial, Mudança de sindicato e Mudança de sindicato profissional liberal.

Reajuste salarial

Na seção Reajuste salarial defina como será as alterações/movimentações relacionadas ao reajuste de salário do colaborador.

Informe no campo Tipo de reajuste qual o critério de reajuste será aplicado, podendo ser:

  • Informado - será apresentado o salário atual do colaborador no formulário e para atualizá-lo, basta informar o novo valor de reajuste.

  • Linear - O reajuste linear é um percentual único, ou percentual mais acréscimo ou somente o acréscimo aplicado ao salário do colaborador. O salário do colaborador é obtido a partir de orientadores específicos, dependendo de sua categoria e também diferenciados para cargos efetivos/comissionados e funções efetivas/comissionadas.

Na opção Reformar valores defina como os valores reajustados deverão ser manipulados, tendo como opções: Não reformar, Inserir e atualizar, Inserir e reformar ou Inserir e reformar gerando ocorrência complementar.

Na opção Como validar o reajuste salarial inferior ao piso estabelecido pelo sindicato?selecione dentre as opções: Não validar, De forma impeditiva, ou De forma não impeditiva, a maneira como o sistema irá validar o reajuste salarial do colaborador quando este, for inferior ao piso estabelecido pelo sindicato.

Posteriormente defina como deverá ser validado as demais informações do reajuste, marcando: (Sim ou Não) nas opções abaixo:

  • Efetuar o reajuste mesmo que o salário atual seja igual ao próximo? - marcando esta opção, o sistema irá gravar a ocorrência de alteração salarial mesmo quando o salário atual e o próximo são iguais.

  • Considerar os colaboradores enquadrados em relação ao seu nível salarial? - marcando esta opção, no processo de movimentação o sistema irá reajustar colaboradores enquadrados, cujos cargos permitem exceção salarial.

  • Considerar os colaboradores em exceção em relação ao seu nível salarial? - marcando esta opção, o sistema irá considerar os reajustes de colaboradores que possuem exceção em relação ao seu nível salarial.

  • Fazer reajuste mesmo que o salário novo seja menor que o atual? - marcando esta opção, o sistema irá permitir que o valor informado para o novo salário seja inferior ao valor atual.

Finalizar Processos Pendentes

Através da opção Permitir que o solicitante finalize processos pendentes?, é possível realizar o cancelamento de um processo pendente de aprovação, para isso, marque a opção como Sim.

Anexo

Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.

Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na solicitação a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.

A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.

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