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Guia Etapas

Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de alteração/inclusão de dependentes.

Esta guia é composta pelas seguintes seções:

  • Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada por visibilidade, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada pelo gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada pelo superior do gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?

Estas, por sua vez, serão disponibilizadas de acordo com a opção Para quem a solicitação pode ser realizada? da guia Solicitação, ou seja, se for definido que a solicitação de alteração/inclusão de dependentes poderá ser realizada pelo Próprio solicitante, nesta guia será disponibilizada a seção Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar? e assim sucessivamente.

Para cadastrar uma etapa clique em . Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.

Aprovação

Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.

Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.

Na seção Dados gerais, informe:

  • A Descrição da atividade de aprovação;

  • O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante,  Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.

    Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.

    Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.

    Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.

    Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.

    A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.

  • Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?

  • Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.

  • Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.

Redirecionamento

Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.

Formulário

Na seção formulário defina se:

  • Se Os dados da solicitação poderão ser editados?

  • Se Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante?. Ao marcá-lo, o indicador Justificativa obrigatória? será apresentado.

    Exemplo

    Um colaborador deseja realizar o cadastro dos seus filhos no Portal AutoAtendimento. E para isto, ele deve anexar os documentos de cada um no formulário. Porém ao fazê-lo o colaborador esqueceu de anexar a Identidade de um dos seus filhos.

    A equipe de RH responsável pela análise e aprovação da documentação de Dependentes notou a falta do documento. Como no Processo Parametrizável de Dependentes o indicador Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante? estava marcado, foi possível para o RH retornar ao solicitante o processo ao marcar a opção Retornar ao Solicitante, permitindo assim que o colaborador anexasse os documentos faltantes.

    Atenção

    Quando o indicador Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante? for igual a Sim, será disponbilizado o template de Pendência Retornar ao Participante nas abas E-mails e Push, possibilitando retornar o processo ao solicitante.

Posteriormente clique em .

As informações cadastradas na tela de Etapa serão apresentadas em uma lista, onde é possível visualizar os dados, clicando em . Veja:

Exemplo

É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .

Clicando na opção , será disponibilizado o desenho do fluxo de aprovações. Veja:

Exemplo

Caso deseje ou as informações da lista, basta clicar nas respectivas opções.

E-mail

Caso a etapa E-mail seja selecionada, realize a configuração de um e-mail, clicando em uma das opções: , ou e defina as informações do Assunto e Conteúdo que estarão disponíveis no corpo do e-mail através das Informações gerais. Conforme abaixo:


Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.

Na seção Relatório ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório que será anexado no envio do e-mail para o destinatário.

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