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Guia Etapas

Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de recesso.

Esta guia é composta pelas seguintes seções:

  • Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada por visibilidade, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada pelo gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?

  • Na solicitação realizada pelo superior do gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?

Estas, por sua vez, serão disponibilizadas de acordo com a opção Para quem a solicitação pode ser realizada? da guia Solicitação, ou seja, se for definido que a solicitação de férias poderá ser realizada pelo Próprio solicitante, nesta guia será disponibilizada a seção Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar? e assim sucessivamente.

Para cadastrar uma etapa clique em . Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.

Aprovação

Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa:

  • A Descrição da atividade;

  • O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.

    Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.

    Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.

    Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.

    Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.

    A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.

  • Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?

  • Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.

  • Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.

Redirecionamento

Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.

Formulário

Na seção formulário defina:

  • Se Os dados da solicitação poderão ser editados?

  • Se deseja Disponibilizar dias a desconsiderar?

    Atenção

    O campo Dias a desconsiderar será visível e editável se tiver sido informado na guia Solicitação ou etapa anterior, porém, somente será editável na aprovação caso esta opção seja marcada.

  • Se a Data de pagamento será visível?

  • Se a Data de pagamento será editável?

  • Definir prazo para aprovação?

    • Prazo (em dias) para aprovar a solicitação - quantidade mínima de dias de antecedência da data de início do recesso em que a solicitação deve ser aprovada.

    • Prazo (em dias) para aprovar a alteração - a quantidade mínima de dias de antecedência da data de início do recesso em que a alteração deve ser aprovada.

    • Prazo (em dias) para aprovar a exclusão - a quantidade mínima de dias de antecedência da data de início do recesso em que a exclusão deve ser aprovada.

Anexo

Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.

Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.

A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.

Posteriormente clique em .

As informações cadastradas na tela de Etapas serão apresentadas em uma lista, nela é possível visualizar as informações, clicando em . Veja:

Exemplo

É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .

Clicando na opção , será disponibilizado o desenho das atividades de aprovações. Veja:

Exemplo

Caso deseje ou as informações da lista, basta clicar nas respectivas opções.

Atenção

Caso ocorra alteração dos dados de recesso do colaborador na funcionalidade Recesso do Gen.te Recebe - Folha de Pagamento enquanto o processo está pendente para aprovação, o sistema irá solicitar a reprovação ou finalização do processo.

E-mail

Caso a etapa E-mail seja selecionada, realize a configuração de um e-mail, clicando em uma das opções: , ou e defina as informações do Assunto e Conteúdo que estarão disponíveis no corpo do e-mail através das Informações gerais. Conforme abaixo:


Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.

Na seção Relatório ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório que será anexado no envio do e-mail para o destinatário.

Caso exista um provedor cadastrado na funcionalidade Configuração do Provedor de Assinatura, será apresentada a seção Assinatura Digital. Ao definir a opção Enviar para assinatura digital? como Sim, o campo Signatários será disponibilizado para parametrização do envio do e-mail, permitindo assim, realizar assinatura digital através de provedores.

Marque o campo Anexar a ficha do colaborador?, caso deseje que o arquivo com assinatura digital seja anexado na ficha do colaborador.

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