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Triagem

Atenção

Esta etapa será apresentada quando o Processo Seletivo estiver em andamento.

Triagem é uma espécie de pré-seleção e tem o objetivo de filtrar participantes com melhores condições de preencher determinada vaga; Afunila o processo seletivo. A triagem busca assegurar que permanecerão apenas os melhores participantes e/ou os que possuírem o mínimo de qualificação exigida para a vaga.

A fase de Triagem não é obrigatória, o participante estará na fase de triagem no momento em que se candidatar à vaga ou ao ser inscrito nesta fase da vaga através da funcionalidade Busca de pessoas.

Atenção

Para realizar Divulgações é necessário ter associada a fase de Triagem na vaga. Após a adição de divulgações não é possível excluir a fase de triagem da vaga.

Selecione o modo desejado para exibição das informações dos participantes, por padrão é apresentado no modo Detalhado, sendo possível alterar para o modo Grid:

Caso a fase apresente vários participantes:

  • No modo Detalhado é possível carregar toda a listagem através do botão .

  • No modo Grid, através da opção , selecione a quantidade de registros exibidos por página na Lista de Participantes.

Para realizar ordenação de participantes no modo Detalhado, clique no campo Ordenar por, e no modo Grid realize a ordenação clicando sobre a coluna desejada.

Ordenação no modo Detalhado

Ordenação no modo Grid

Busca de Candidatos na Triagem por Filtros

Realize a triagem buscando por participantes através de Filtros laterais e/ou de Palavras-chaves e/ou ainda avaliando o currículos dos participantes.

Através dos Filtros Laterais é possível definir parâmetros refinados para busca por pessoas. Para tanto, parametrize-os de acordo com a necessidade. Esses filtros poderão ser Salvos e ainda são gravados os mais Recentes, para posteriores utilizações e/ou edições, basta clicar em .

Na busca através de Palavras-chaves são listadas as pessoas que têm em seus dados curriculares a(s) palavra(s) pesquisada(s). São desconsiderados os artigos, preposições e caracteres especiais. Para tanto, informe a Palavra-chave desejada.

É possível realizar a pesquisa com mais de uma Palavra-chave utilizando as operações lógicas: E, OU e NÃO. Serão permitidas apenas quatro Palavras-chaves por consulta e o processamento das operações lógicas ocorrerão na seguinte ordem: 1º.NÃO, 2º.E, e 3º.OU. Essa ordem pode ser alterada utilizando parênteses "( )".

Exemplo

Caso deseje direcionar a busca por Palavra Chave, para um conceito específico, clique sobre o botão e selecione em Pesquisar em onde a busca será realizada:

Candidato
Considera todas as opções disponíveis
Colaborador e Ex-Colaborador
Considera todas as opções disponíveis
Todos --
Dados pessoais:
CPF e Nome;
Dados pessoais:
CPF, Nome, Matrícula, Pessoa ID, Categoria da CNH e Cargo
Contato:
Email particular
--
Competências:
Descrição da Competência
--
Experiência profissional:
Empresa, Atividades Desenvolvidas, Cargo e Ramo de Atividade
Experiência profissional:
Empresa, Primeiro Cargo, Último Cargo e Observações
Observações do RH:
Observações
--
Endereço:
Bairro
--
Formação:
Formação, Tipo de Formação, Instituição de Ensino e Observação
Formação:
Formação, Tipo de Formação, Instituição de Ensino e Observação
Cursos extracurriculares:
Curso, Instituição de Ensino e Observação
--
Objetivos profissionais:
Descrição do Objetivo Profissional
--

Atenção

Ao clicar apenas no botão Buscar sem determinar um filtro ou uma palavra-chave será apresentado na triagem todos os participantes associados à vaga.

Ranqueamento de candidatos - Matching

Na fase de Triagem é possível visualizar o grau de Aderência do candidato individualmente para facilitar o Ranqueamento dos Candidatos, para isso, é realizada uma comparação das competências associadas aos candidatos, inclusive aquelas identificadas durante a realização de Games (enviados aos candidatos pelo menu Envio), para com as exigidas pelo Processo Seletivo.

Ao utilizar a avaliação considerando a Aderência, o recrutador terá maior apoio quanto a seleção dos candidatos ideais, e uma análise prévia dos participantes mais aderentes para a Vaga do processo.

A Aderência é medida baseada em três pontos principais, sendo eles: Educação, Experiência e Competência. Somados esses três pontos, o recrutador terá a aderência do candidato em relação ao Processo seletivo selecionado.

Exemplo

Menu de ações para Triagem

No cabeçalho da Lista de Participantes da fase de Triagem estão disponíveis os menus:

Participante

Em Participante é possível buscar um Novo candidato (através da Busca de Pessoas), Excluir, visualizar o Status de candidatura ou Alterar status do(s) participante(s) selecionado(s).

Os status disponíveis são:

  • Eliminado: Indica que o participante será removido da fase de triagem;

  • Não avaliado: Indica que o participante ainda não foi avaliado.

  • Pré-selecionado: Indica os participantes com maior aderência ao perfil da vaga, para serem reavaliados futuramente ou avaliado pelo gestor da vaga.

  • Aprovado na triagem: Indica que o participante foi selecionado na fase de triagem. Ao utilizar este status, o participante é automaticamente enviado para a fase de seleção.

Ao clicar em Status de candidatura será apresentada uma tela com os todas as candidaturas do processo seletivo com status Aprovado, Pendente ou Reprovado pelo gestor. Caso seja necessário reenviar um pedido de aprovação para o gestor selecione o registro e clique no botão Reenviar. Para enviar um pedido de aprovação para todos registros pendentes clique no botão Enviar para pendentes.

O estorno do participante da seleção, pode ser realizado a partir da atribuição de qualquer um dos outros status na triagem.

Atenção

O estorno da fase de seleção só pode ser realizado enquanto o participante não tiver sido avaliado (recebido status diferente de andamento na fase de seleção) ou associado a uma etapa de seleção. A partir do momento em que o participante for avaliado na seleção ou vinculado a uma etapa de seleção, fica indisponível a atribuição de outros status ao participante aprovado na triagem.

Marcador

Em Marcador é possível adicionar ou remover participantes nas pastas Talento, Em espera e Restrito.

Além disso é possível definir a ordem das informações, arrastando as coluna da forma que desejar na lista, e ainda, definir os critérios de exibição, clicando duas vezes sobre um dos títulos das colunas.

Envios

Em Envios é possível realizar para os candidatos os Agendamentos, Envio de Currículo, Envio de E-mail, Envio e Avaliação de Entrevista por Vídeo, Envio de Game e o Envio de Questionário.

Os tipos de envio disponíveis tem suas particularidades quanto a sua configuração no módulo. Dito isso, defina os seguintes campos de acordo com a opção de envio selecionada:

  • Agendamentos: Ao selecionar essa opção, um formulário se abrirá para o preenchimento dos dados referente ao evento.

    Para a criação de um novo evento, o recrutador deverá configurar ao menos uma opção de serviço de agenda disponível, caso contrário, o sistema irá emitir um aviso perguntando se o mesmo deseja realizar a configuração inicial naquele momento.

    Para a criação de um novo evento:

    • Título do Evento

    • Título do Evento (Presencial ou Remoto):

    • Presencial - Possibilita incluir a informação referente ao local de execução.

    • Remoto - Possibilita escolher a plataforma (Teams ou outro) para a realização da chamada, podendo ser marcada a opção Gerar link da entrevista caso seja selecionada a opção Teams, após a inclusão do evento será gerado automaticamente o link da respectiva entrevista.

    • Candidatos(s): Assim que o serviço de agenda for acessado pela triagem, seleção ou busca de pessoas, o campo será preenchido automaticamente com os respectivos e-mails dos candidatos, colaboradores ou ex-colaboradores que forem previamente selecionados.

    • Entrevistadores: Realizar a inclusão dos entrevistadores.

    • Data e Horário:Para realização do evento.

    • Escrever Mensagem:Um campo não obrigatório, para que o recrutador tenha a possibilidade de adicionar algumas informações ao convite enviado, sendo está a mensagem que o candidato receberá no e-mail referente ao e-mail criado, possibilitando assim, a inclusão de anexos e imagens no mesmo.

  • Envio de Currículo: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Currículo surgirá para que possa ser parametrizado os campos E-mail e Destinatários.

    • E-mail: nesse campo são apresentados os e-mails manuais previamente cadastrados na funcionalidade E-mail, que poderão ser selecionados para o envio do currículo.

      Atenção

      Quando realizada alguma alteração no template de e-mail, as mudanças impactam apenas o conteúdo do e-mail a ser enviado naquele momento, ou seja, após ser enviado o e-mail as parametrizações do template permanecem inalteradas.

    • Destinatários: através desse campo é possível indicar os destinatários para os quais serão enviados os e-mails com currículos. Podem ser enviados aos destinatários pré-configurados no template de e-mail, definidos na funcionalidade E-mail, para isso, marque o indicador Pré-configurados no template de e-mail. É possível também, indicar que o destinatário será o gestor da vaga, basta marcar a opção Gestor. Caso deseje, defina outros destinatários, através da opção Outros, e informe-os, sendo necessário utilizar ";" (ponto e vírgula) ou "," (vírgula) entre os destinatários quando informar mais de um.

      Atenção

      A opção Gestor só será exibida se a vaga possuir um gestor solicitante definido através da funcionalidade Vaga, guia Dados Gerais, e nesse caso, o operador deve ter visibilidade para que seja possível visualizar o gestor.

  • Envio de E-mail: Ao selecionar essa opção a janela Informação da Vaga surgirá para que possa ser possível realizar as parametrizações necessárias para o envio do e-mail.

    Atenção

    Os e-mails disponíveis para seleção serão aqueles cadastrados previamente na funcionalidade E-mail.

    Se necessário marque o indicador Enviar um e-mail para cada destinatário para realizar o envio individual do e-mail para cada destinatário (candidato) selecionado.

    Para realizar alguma alteração no E-mail selecionado, clique no botão e o altere conforme necessário, podendo modificar o Assunto, a Mensagem do e-mail, assim como também incluir e excluir Anexos (). Vale ressaltar que as alterações realizadas serão consideradas somente no envio atual do E-mail.

    Atenção

    Quanto aos Anexos do e-mail:

    • Não será possível alterar os Anexos inseridos pela funcionalidade E-mail

    • Poderão ser anexados 3 arquivos de até 2MB que estejam dentre as extensões .doc, .docx, .pdf, .odt, .jpeg, .jpg, .png, .bmp, .rtf ou .eml.

  • Entrevista por Vídeo: Neste menu é possível realizar o envio da entrevista como também a avaliação da mesma.

    Para realizar o envio da entrevista, selecione o candidato ou candidatos que irão participar da entrevista e clique em Enviar Entrevista, ao fazer isso a janela Envio de Entrevista sera exibida, nela informe a Entrevista correspondente ao recrutamento da vaga e determine a Data de expiração.

    Atenção

    Para selecionar a Entrevista a ser enviada é necessário realizar previamente o cadastrado da mesma através da funcionalidade Entrevista presente nas Configurações do Recrutamento.

    Atenção

    O e-mail será preenchido automaticamente, conforme cadastro de E-mail do tipo Entrevista.

    Na lista de candidatos, a coluna de Entrevista por vídeo, apresentará o Status das Entrevistas enviadas:

    • - candidato ainda não realizou a entrevista enviada.

    • - candidato já realizou a entrevista.

    • - candidato não realizou a entrevista no prazo determinado.

    • - o envio da entrevista não foi realizado devido à falha no envio, seja por e-mail inválido, servidor configurado incorretamente, falha na internet, dentre outros. O operador do Recrutamento poderá verificar o motivo da falha nos e-mails processados.

    Atenção

    Caso a entrevista tenha sido enviada de forma coletiva, e algum participante esteja com o status Enviado ou Falha, o e-mail será enviado novamente, mantendo o mesmo link e Data de expiração.

    Caso o candidato já tenha realizado a entrevista é necessário avaliá-la. Para isso, selecione o candidato e no menu Envios - Entrevista por vídeo , clique em Avaliar da Entrevista.

    O recrutador deverá realizar a Avaliação da Entrevista. Para isso, deve atentar-se aos Status:

    • - entrevista realizada com avaliação pendente.

    • - avaliação realizada.

    • - avaliação não realizada no prazo determinado.



  • Envio de Game:

    Atenção

    Para que seja possível realizar o envio de Games aos candidatos, é necessário ter parametrizações referente ao Parceiro - LMS na funcionalidade Configurações de Web Service

    É possível enviar Games temáticos e com configurações específicas para cada candidato como etapa de Seleção, portanto, clique aqui para saber mais detalhes sobre as parametrizações e como enviar o Game.

    No modo de exibição em Grid é possível visualizar através das colunas da lista de participantes o Nome do Game, Detalhe do Game, Status do Game e Nota do Game. Caso as colunas relacionadas ao Game não estejam visíveis, clique com o botão direito do mouse sobre o o cabeçalho da Lista de Participantes e marque as opções desejadas para que sejam incluídas na lista de participantes.

    Exemplo

  • Envio de Questionário: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Questionário surgirá para que nela possa ser realizada as parametrizações necessárias para o envio do questionário.

    Atenção

    Para utilizar Questionários nessa opção, é necessário ter realizado previamente o cadastro do mesmo na funcionalidade Questionário.

    Informe na janela, o Questionário desejado e o Portal de vagas que se deseja utilizar para a publicação do mesmo.

    Exemplo

    Caso tenha selecionado somente um candidato para envio do Questionário, será disponibilizado na janela Enviar Questionário as opções Enviar E-mail e Gerar URL. Clicando em Enviar E-mail será exibida uma nova janela para que seja selecionado o modelo de E-mail a ser enviado.

    Atenção

    Os modelos de e-mail apresentados na janela Enviar e-mail de questionário serão aqueles pré cadastrados na funcionalidade E-mail.

    Já ao clicar em Gerar URL será exibida uma nova janela disponibilizando uma URL já autenticada, dessa forma a URL poderá ser copiada e utilizada pelo candidato já que a mesma está autenticada com as informações do candidato, facilitando que dessa forma, não seja necessário que o candidato execute alguma autenticação ao acessar a URL.

    Para casos em que foram selecionados mais de um candidato para envio do Questionário estará disponível na janela Enviar Questionário somente a opção Enviar E-mail.

    Assim que o candidato finalizar o Questionário, as notas serão apresentadas na coluna Nota Questionário da lista de candidatos. Caso a coluna relacionada ao Questionário não esteja visível, clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho da Lista de candidatos e marque a opção Nota questionário para que dessa forma seja incluídas na coluna da Lista.

    Exemplo

Qualificação Cadastral

Para realizar a Qualificação Cadastral dos candidatos, clique sobre o botão .

Caso deseje realizar a qualificação apenas de candidatos selecionados, clique em Exportar/Selecionados, caso deseje a qualificação de todos os candidatos, clique em Exportar/Todos.

Será realizada a emissão de um arquivo no formato esperado pelo eSocial para que seja possível realizar a qualificação cadastral pelo site do governo. Sendo que este arquivo pode ser consultado no gerenciador de Tarefas da Suíte Gen.te, acessado no canto superior direito da tela através do ícone onde também é possível realizar o download do arquivo gerado e fazer a devida validação no site do governo.

Realizada a Qualificação Cadastral o governo disponibilizará os arquivos de retorno em um prazo de até 48h. Após esse período, é possível realizar o download desses arquivos e importá-los para o nosso sistema, através do Importar resultados, para isso, informe os Arquivos Processados e Arquivos Rejeitados. Depois de concluída a Importação, passará a aparecer no grid a coluna Qualificação Cadastral onde mostra se o participante foi Aprovado ou Rejeitado.

Visualizar Dossiê

Para visualizar o dossiê de um candidato, clique sobre o botão , fazendo isso, surgirá uma nova tela exibindo as informações identificadas e coletadas. É possível visualizar mais de um Dossiê, para isso selecione os candidatos desejados e clique no botão assim todos os candidatos selecionados terão seu Dossiê apresentado na tela que surgir.

No Dossiê é possível visualizar as seguintes informações de acordo com as seções selecionadas:

Currículo

Visualize todas as informações cadastradas que estão relacionadas ao candidato que foram preenchidas previamente no Cadastro do Candidato.

Histórico

Acompanhe na subseção Processos Seletivos quais os processos participados pelo candidato, sendo possível identificar as fases do processo em que o candidato se encontra. Já na subseção E-mail visualize todos os e-mail enviados para o candidato durante os processos seletivos participantes.

Para processos de Seleção que apresenta mais de uma Etapa, será apresentado dentro do histórico do colaborador todo o detalhamento das etapas, incluindo o Parecer e a Avaliação obtida até a próxima fase do Processo Seletivo. Além disso, o recrutador pode acompanhar a Aderência do candidato para com o(s) processo (s) participante(s).

Atenção

As informações do Processo Seletivo do candidato serão apresentadas na seção Históricos independente do Status em que o candidato se encontra.

Dependentes

Visualize o Dependente ou dependentes associados ao candidato.

Anotações

Insira Anotações que julgue necessárias para compor o Dossiê do candidato, visando auxiliar sua avaliação quanto a aprovação à vaga.

Arquivos em anexo

Realize o Anexo de arquivos, assim como também visualize os arquivos já inseridos pelo candidato e pela empresa.

Qualificação Cadastral

Verifique o retorno da consulta da Qualificação cadastral do candidato.

Avaliações de Competências

Avalie o histórico de Avaliações de Competências obtidos do módulo Gen.te Desenvolve - Competências, sendo possível visualizá-las por Ciclo avaliativo e por Período de avaliação juntamente com o resultado consolidado obtido pelo candidato.

Para navegar no Dossiê utilize as seguintes Teclas de Atalho :

- Quando selecionado mais de um currículo navegue para o currículo da esquerda.

- Quando selecionado mais de um currículo navegue para o currículo da direita.

- Utilize este botão para sair da tela de visualização do currículo e voltar para Busca de Pessoas.

- Utilize este botão para entrar/sair do modo tela cheia.

- Pressione as teclas CTRL+P para realizar a impressão do currículo selecionado.

Assim que visualizar o Dossiê do candidato, a coluna Visualizados da lista de candidatos é atualizada com o ícone indicando que o mesmo já foi acessado. Com isso, torna-se possível realizar a ordenação de candidatos que já tiveram seu Dossiê visualizado (acessado).

Quando o modo de exibição das informações dos candidatos for em Grid, ao clicar na coluna Visualizado, as possibilidades de ordenação dos candidatos serão:

  • ordenar os candidatos já visualizados no topo da Grid;

  • ordenar os candidatos já visualizados no final da Grid;

  • ou então retirar a ordenação estabelecida;

Ordenar com informações na Grid

Já ao utilizar a exibição das informações dos candidatos de forma Detalhada é possível realizar a ordenação dos candidatos por Dossiê Visualizado e Não Visualizado através do campo Ordenar por.

Ordenar com informações de forma Detalhada

Atenção

Caso, mesmo após realizar o acesso ao Dossiê queira deixar o mesmo como Não visualizado marque o botão / para que na lista de candidatos a coluna Visualizados não seja preenchida como visto ().

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  • Triagem

Triagem

Atenção

Esta etapa será apresentada quando o Processo Seletivo estiver em andamento.

Triagem é uma espécie de pré-seleção e tem o objetivo de filtrar participantes com melhores condições de preencher determinada vaga; Afunila o processo seletivo. A triagem busca assegurar que permanecerão apenas os melhores participantes e/ou os que possuírem o mínimo de qualificação exigida para a vaga.

A fase de Triagem não é obrigatória, o participante estará na fase de triagem no momento em que se candidatar à vaga ou ao ser inscrito nesta fase da vaga através da funcionalidade Busca de pessoas.

Atenção

Para realizar Divulgações é necessário ter associada a fase de Triagem na vaga. Após a adição de divulgações não é possível excluir a fase de triagem da vaga.

Selecione o modo desejado para exibição das informações dos participantes, por padrão é apresentado no modo Detalhado, sendo possível alterar para o modo Grid:

Caso a fase apresente vários participantes:

  • No modo Detalhado é possível carregar toda a listagem através do botão .

  • No modo Grid, através da opção , selecione a quantidade de registros exibidos por página na Lista de Participantes.

Para realizar ordenação de participantes no modo Detalhado, clique no campo Ordenar por, e no modo Grid realize a ordenação clicando sobre a coluna desejada.

Ordenação no modo Detalhado

Ordenação no modo Grid

Busca de Candidatos na Triagem por Filtros

Realize a triagem buscando por participantes através de Filtros laterais e/ou de Palavras-chaves e/ou ainda avaliando o currículos dos participantes.

Através dos Filtros Laterais é possível definir parâmetros refinados para busca por pessoas. Para tanto, parametrize-os de acordo com a necessidade. Esses filtros poderão ser Salvos e ainda são gravados os mais Recentes, para posteriores utilizações e/ou edições, basta clicar em .

Na busca através de Palavras-chaves são listadas as pessoas que têm em seus dados curriculares a(s) palavra(s) pesquisada(s). São desconsiderados os artigos, preposições e caracteres especiais. Para tanto, informe a Palavra-chave desejada.

É possível realizar a pesquisa com mais de uma Palavra-chave utilizando as operações lógicas: E, OU e NÃO. Serão permitidas apenas quatro Palavras-chaves por consulta e o processamento das operações lógicas ocorrerão na seguinte ordem: 1º.NÃO, 2º.E, e 3º.OU. Essa ordem pode ser alterada utilizando parênteses "( )".

Exemplo

Caso deseje direcionar a busca por Palavra Chave, para um conceito específico, clique sobre o botão e selecione em Pesquisar em onde a busca será realizada:

Candidato
Considera todas as opções disponíveis
Colaborador e Ex-Colaborador
Considera todas as opções disponíveis
Todos --
Dados pessoais:
CPF e Nome;
Dados pessoais:
CPF, Nome, Matrícula, Pessoa ID, Categoria da CNH e Cargo
Contato:
Email particular
--
Competências:
Descrição da Competência
--
Experiência profissional:
Empresa, Atividades Desenvolvidas, Cargo e Ramo de Atividade
Experiência profissional:
Empresa, Primeiro Cargo, Último Cargo e Observações
Observações do RH:
Observações
--
Endereço:
Bairro
--
Formação:
Formação, Tipo de Formação, Instituição de Ensino e Observação
Formação:
Formação, Tipo de Formação, Instituição de Ensino e Observação
Cursos extracurriculares:
Curso, Instituição de Ensino e Observação
--
Objetivos profissionais:
Descrição do Objetivo Profissional
--

Atenção

Ao clicar apenas no botão Buscar sem determinar um filtro ou uma palavra-chave será apresentado na triagem todos os participantes associados à vaga.

Ranqueamento de candidatos - Matching

Na fase de Triagem é possível visualizar o grau de Aderência do candidato individualmente para facilitar o Ranqueamento dos Candidatos, para isso, é realizada uma comparação das competências associadas aos candidatos, inclusive aquelas identificadas durante a realização de Games (enviados aos candidatos pelo menu Envio), para com as exigidas pelo Processo Seletivo.

Ao utilizar a avaliação considerando a Aderência, o recrutador terá maior apoio quanto a seleção dos candidatos ideais, e uma análise prévia dos participantes mais aderentes para a Vaga do processo.

A Aderência é medida baseada em três pontos principais, sendo eles: Educação, Experiência e Competência. Somados esses três pontos, o recrutador terá a aderência do candidato em relação ao Processo seletivo selecionado.

Exemplo

Menu de ações para Triagem

No cabeçalho da Lista de Participantes da fase de Triagem estão disponíveis os menus:

Participante

Em Participante é possível buscar um Novo candidato (através da Busca de Pessoas), e Excluir, visualizar o Status de candidatura ou Alterar status do(s) participante(s) selecionado(s).

Os status disponíveis são:

  • Eliminado: Indica que o participante será removido da fase de triagem;

  • Não avaliado: Indica que o participante ainda não foi avaliado.

  • Pré-selecionado: Indica os participantes com maior aderência ao perfil da vaga, para serem reavaliados futuramente ou avaliado pelo gestor da vaga.

  • Aprovado na triagem: Indica que o participante foi selecionado na fase de triagem. Ao utilizar este status, o participante é automaticamente enviado para a fase de seleção.

Ao clicar em Status de candidatura será apresentada uma tela com os todas as candidaturas do processo seletivo com status Aprovado, Pendente ou Reprovado pelo gestor. Caso seja necessário reenviar um pedido de aprovação para o gestor selecione o registro e clique no botão Reenviar. Para enviar um pedido de aprovação para todos registros pendentes clique no botão Enviar para pendentes.

O estorno do participante da seleção, pode ser realizado a partir da atribuição de qualquer um dos outros status na triagem.

Atenção

O estorno da fase de seleção só pode ser realizado enquanto o participante não tiver sido avaliado (recebido status diferente de andamento na fase de seleção) ou associado a uma etapa de seleção. A partir do momento em que o participante for avaliado na seleção ou vinculado a uma etapa de seleção, fica indisponível a atribuição de outros status ao participante aprovado na triagem.

Marcador

Em Marcador é possível adicionar ou remover participantes nas pastas Talento, Em espera e Restrito.

Além disso é possível definir a ordem das informações, arrastando as coluna da forma que desejar na lista, e ainda, definir os critérios de exibição, clicando duas vezes sobre um dos títulos das colunas.

Envios

Em Envios é possível realizar para os candidatos o Envio de Currículo, Envio de E-mail, Envio e Avaliação de Entrevista por Vídeo, Envio de Game e o Envio de Questionário.

Os tipos de envio disponíveis tem suas particularidades quanto a sua configuração no módulo. Dito isso, defina os seguintes campos de acordo com a opção de envio selecionada:

  • Envio de Currículo: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Currículo surgirá para que possa ser parametrizado os campos E-mail e Destinatários.

    • E-mail: nesse campo são apresentados os e-mails manuais previamente cadastrados na funcionalidade E-mail, que poderão ser selecionados para o envio do currículo.

      Atenção

      Quando realizada alguma alteração no template de e-mail, as mudanças impactam apenas o conteúdo do e-mail a ser enviado naquele momento, ou seja, após ser enviado o e-mail as parametrizações do template permanecem inalteradas.

    • Destinatários: através desse campo é possível indicar os destinatários para os quais serão enviados os e-mails com currículos. Podem ser enviados aos destinatários pré-configurados no template de e-mail, definidos na funcionalidade E-mail, para isso, marque o indicador Pré-configurados no template de e-mail. É possível também, indicar que o destinatário será o gestor da vaga, basta marcar a opção Gestor. Caso deseje, defina outros destinatários, através da opção Outros, e informe-os, sendo necessário utilizar ";" (ponto e vírgula) ou "," (vírgula) entre os destinatários quando informar mais de um.

      Atenção

      A opção Gestor só será exibida se a vaga possuir um gestor solicitante definido através da funcionalidade Vaga, guia Dados Gerais, e nesse caso, o operador deve ter visibilidade para que seja possível visualizar o gestor.

  • Envio de E-mail: Ao selecionar essa opção a janela Informação da Vaga surgirá para que possa ser possível realizar as parametrizações necessárias para o envio do e-mail.

    Atenção

    Os e-mails disponíveis para seleção serão aqueles cadastrados previamente na funcionalidade E-mail.

    Se necessário marque o indicador Enviar um e-mail para cada destinatário para realizar o envio individual do e-mail para cada destinatário (candidato) selecionado.

    Para realizar alguma alteração no E-mail selecionado, clique no botão e o altere conforme necessário, podendo modificar o Assunto, a Mensagem do e-mail, assim como também incluir e excluir Anexos (). Vale ressaltar que as alterações realizadas serão consideradas somente no envio atual do E-mail.

    Atenção

    Quanto aos Anexos do e-mail:

    • Não será possível alterar os Anexos inseridos pela funcionalidade E-mail

    • Poderão ser anexados 3 arquivos de até 2MB que estejam dentre as extensões .doc, .docx, .pdf, .odt, .jpeg, .jpg, .png, .bmp, .rtf ou .eml.

  • Entrevista por Vídeo: Neste menu é possível realizar o envio da entrevista como também a avaliação da mesma.

    Para realizar o envio da entrevista, selecione o candidato ou candidatos que irão participar da entrevista e clique em Enviar Entrevista, ao fazer isso a janela Envio de Entrevista sera exibida, nela informe a Entrevista correspondente ao recrutamento da vaga e determine a Data de expiração.

    Atenção

    Para selecionar a Entrevista a ser enviada é necessário realizar previamente o cadastrado da mesma através da funcionalidade Entrevista presente nas Configurações do Recrutamento.

    Atenção

    O e-mail será preenchido automaticamente, conforme cadastro de E-mail do tipo Entrevista.

    Na lista de candidatos, a coluna de Entrevista por vídeo, apresentará o Status das Entrevistas enviadas:

    • - candidato ainda não realizou a entrevista enviada.

    • - candidato já realizou a entrevista.

    • - candidato não realizou a entrevista no prazo determinado.

    • - o envio da entrevista não foi realizado devido à falha no envio, seja por e-mail inválido, servidor configurado incorretamente, falha na internet, dentre outros. O operador do Recrutamento poderá verificar o motivo da falha nos e-mails processados.

    Atenção

    Caso a entrevista tenha sido enviada de forma coletiva, e algum participante esteja com o status Enviado ou Falha, o e-mail será enviado novamente, mantendo o mesmo link e Data de expiração.

    Caso o candidato já tenha realizado a entrevista é necessário avaliá-la. Para isso, selecione o candidato e no menu Envios - Entrevista por vídeo , clique em Avaliar da Entrevista.

    O recrutador deverá realizar a Avaliação da Entrevista. Para isso, deve atentar-se aos Status:

    • - entrevista realizada com avaliação pendente.

    • - avaliação realizada.

    • - avaliação não realizada no prazo determinado.



  • Envio de Game:

    Atenção

    Para que seja possível realizar o envio de Games aos candidatos, é necessário ter parametrizações referente ao Parceiro - LMS na funcionalidade Configurações de Web Service

    É possível enviar Games temáticos e com configurações específicas para cada candidato como etapa de Seleção, portanto, clique aqui para saber mais detalhes sobre as parametrizações e como enviar o Game.

    No modo de exibição em Grid é possível visualizar através das colunas da lista de participantes o Nome do Game, Detalhe do Game, Status do Game e Nota do Game. Caso as colunas relacionadas ao Game não estejam visíveis, clique com o botão direito do mouse sobre o o cabeçalho da Lista de Participantes e marque as opções desejadas para que sejam incluídas na lista de participantes.

    Exemplo

  • Envio de Questionário: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Questionário surgirá para que nela possa ser realizada as parametrizações necessárias para o envio do questionário.

    Atenção

    Para utilizar Questionários nessa opção, é necessário ter realizado previamente o cadastro do mesmo na funcionalidade Questionário.

    Informe na janela, o Questionário desejado e o Portal de vagas que se deseja utilizar para a publicação do mesmo.

    Exemplo

    Caso tenha selecionado somente um candidato para envio do Questionário, será disponibilizado na janela Enviar Questionário as opções Enviar E-mail e Gerar URL. Clicando em Enviar E-mail será exibida uma nova janela para que seja selecionado o modelo de E-mail a ser enviado.

    Atenção

    Os modelos de e-mail apresentados na janela Enviar e-mail de questionário serão aqueles pré cadastrados na funcionalidade E-mail.

    Já ao clicar em Gerar URL será exibida uma nova janela disponibilizando uma URL já autenticada, dessa forma a URL poderá ser copiada e utilizada pelo candidato já que a mesma está autenticada com as informações do candidato, facilitando que dessa forma, não seja necessário que o candidato execute alguma autenticação ao acessar a URL.

    Para casos em que foram selecionados mais de um candidato para envio do Questionário estará disponível na janela Enviar Questionário somente a opção Enviar E-mail.

    Assim que o candidato finalizar o Questionário, as notas serão apresentadas na coluna Nota Questionário da lista de candidatos. Caso a coluna relacionada ao Questionário não esteja visível, clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho da Lista de candidatos e marque a opção Nota questionário para que dessa forma seja incluídas na coluna da Lista.

    Exemplo

Qualificação Cadastral

Para realizar a Qualificação Cadastral dos candidatos, clique sobre o botão .

Caso deseje realizar a qualificação apenas de candidatos selecionados, clique em Exportar/Selecionados, caso deseje a qualificação de todos os candidatos, clique em Exportar/Todos.

Será realizada a emissão de um arquivo no formato esperado pelo eSocial para que seja possível realizar a qualificação cadastral pelo site do governo. Sendo que este arquivo pode ser consultado no gerenciador de Tarefas da Suíte Gen.te, acessado no canto superior direito da tela através do ícone onde também é possível realizar o download do arquivo gerado e fazer a devida validação no site do governo.

Realizada a Qualificação Cadastral o governo disponibilizará os arquivos de retorno em um prazo de até 48h. Após esse período, é possível realizar o download desses arquivos e importá-los para o nosso sistema, através do Importar resultados, para isso, informe os Arquivos Processados e Arquivos Rejeitados. Depois de concluída a Importação, passará a aparecer no grid a coluna Qualificação Cadastral onde mostra se o participante foi Aprovado ou Rejeitado.

Visualizar Dossiê

Para visualizar o dossiê de um candidato, clique sobre o botão , fazendo isso, surgirá uma nova tela exibindo as informações identificadas e coletadas. É possível visualizar mais de um Dossiê, para isso selecione os candidatos desejados e clique no botão assim todos os candidatos selecionados terão seu Dossiê apresentado na tela que surgir.

No Dossiê é possível visualizar as seguintes informações de acordo com as seções selecionadas:

Currículo

Visualize todas as informações cadastradas que estão relacionadas ao candidato que foram preenchidas previamente no Cadastro do Candidato.

Histórico

Acompanhe na subseção Processos Seletivos quais os processos participados pelo candidato, sendo possível identificar as fases do processo em que o candidato se encontra. Já na subseção E-mail visualize todos os e-mail enviados para o candidato durante os processos seletivos participantes.

Para processos de Seleção que apresenta mais de uma Etapa, será apresentado dentro do histórico do colaborador todo o detalhamento das etapas, incluindo o Parecer e a Avaliação obtida até a próxima fase do Processo Seletivo. Além disso, o recrutador pode acompanhar a Aderência do candidato para com o(s) processo (s) participante(s).

Atenção

As informações do Processo Seletivo do candidato serão apresentadas na seção Históricos independente do Status em que o candidato se encontra.

Dependentes

Visualize o Dependente ou dependentes associados ao candidato.

Anotações

Insira Anotações que julgue necessárias para compor o Dossiê do candidato, visando auxiliar sua avaliação quanto a aprovação à vaga.

Arquivos em anexo

Realize o Anexo de arquivos, assim como também visualize os arquivos já inseridos pelo candidato e pela empresa.

Qualificação Cadastral

Verifique o retorno da consulta da Qualificação cadastral do candidato.

Avaliações de Competências

Avalie o histórico de Avaliações de Competências obtidos do módulo Gen.te Desenvolve - Competências, sendo possível visualizá-las por Ciclo avaliativo e por Período de avaliação juntamente com o resultado consolidado obtido pelo candidato.

Para navegar no Dossiê utilize as seguintes Teclas de Atalho :

- Quando selecionado mais de um currículo navegue para o currículo da esquerda.

- Quando selecionado mais de um currículo navegue para o currículo da direita.

- Utilize este botão para sair da tela de visualização do currículo e voltar para Busca de Pessoas.

- Utilize este botão para entrar/sair do modo tela cheia.

- Pressione as teclas CTRL+P para realizar a impressão do currículo selecionado.

Assim que visualizar o Dossiê do candidato, a coluna Visualizados da lista de candidatos é atualizada com o ícone indicando que o mesmo já foi acessado. Com isso, torna-se possível realizar a ordenação de candidatos que já tiveram seu Dossiê visualizado (acessado).

Quando o modo de exibição das informações dos candidatos for em Grid, ao clicar na coluna Visualizado, as possibilidades de ordenação dos candidatos serão:

  • ordenar os candidatos já visualizados no topo da Grid;

  • ordenar os candidatos já visualizados no final da Grid;

  • ou então retirar a ordenação estabelecida;

Ordenar com informações na Grid

Já ao utilizar a exibição das informações dos candidatos de forma Detalhada é possível realizar a ordenação dos candidatos por Dossiê Visualizado e Não Visualizado através do campo Ordenar por.

Ordenar com informações de forma Detalhada

Atenção

Caso, mesmo após realizar o acesso ao Dossiê queira deixar o mesmo como Não visualizado marque o botão / para que na lista de candidatos a coluna Visualizados não seja preenchida como visto ().

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